Reconectar através da espiritualidade
O que é, afinal, a espiritualidade ou ser espiritual?
Essa é uma pergunta que muitos fazem pois a espiritualidade ainda é vista como algo transcendente ou associada a religiões específicas. Mas espiritualidade é muito mais do que isso.
A espiritualidade pode ser entendida e cultivada de formas diferentes para cada pessoa.
Além disso, o significado e a definição de espiritualidade provavelmente mudará ao longo da vida de uma pessoa.
À medida em que amadurecemos, crescemos e vivemos novas experiências, vamos construindo diferentes percepções sobre o sentido da vida.
Para mim, espiritualidade é buscar um significado mais profundo da vida, é também a intenção de alinharmo-nos com a mais alta versão de nós mesmos, mantendo-nos em paz, amor, bondade e alegria,
entretanto autênticos e humanos.
É o alinhamento total com a natureza e com tudo o que é a vida natural. É a conexão direta com o divino (espiritualidade), sem necessidade de intermediários (religião).
ESPIRITUALIDADE SIGNIFICA ALGO DIFERENTE PARA CADA PESSOA, E A MANEIRA DE CADA UM CULTIVAR A ESPIRITUALIDADE É MUITO SINGULAR.
Não existe um caminho certo ou errado para se cultivar a espiritualidade, mas o fio condutor é o foco no propósito do porque e para que estamos aqui na Terra.
Pergunte a si mesmo:
“Que prática espiritual aquece e acolhe meu coração, a qual me parece autêntica e verdadeira nessa fase da minha vida?”
Esta reflexão irá ajudar você a trazer à consciência que práticas fazem mais sentido para você e que te reconectam com a sua essência amorosa.
Busque na sua memória por lugares, situações, pessoas e atividades que quando você vive e pratica te trazem calma e serenidade – momentos os quais sua respiração se tranquiliza, os pensamentos ficam claros, coerentes e o amor floresce com intensidade.
Busque estar neutro, livre de julgamentos e opiniões suas ou dos outros, para perceber como se sente nessas atividades, o que recebe delas e o que precisa doar para elas.
Questione-se e pergunte-se:
- Quem somos nós?
- Quem sou eu?
- Porque estamos aqui?
- Qual é o meu propósito nesta vida?
Em silêncio conecte-se com as respostas que vierem. As primeiras imagens e respostas que aparecem, costumam ser as mais autenticas.
“SOMOS SERES ESPIRITUAIS VIVENDO UMA EXPERIÊNCIA MATERIAL, E NÃO O CONTRÁRIO.”
Precisamos nos relacionar com os outros, mas primeiro conosco. Ter um relacionamento saudável com nós mesmos, aprender a se escutar e a dar voz à nossa alma. Para isso precisamos, muitas vezes, colocar o mundo no mudo. Literalmente.
Encontrar-se com o caminho que te leva a acessar sua espiritualidade, geralmente é mais simples do que se imagina. Não precisamos de templos e intermediários, mas sim de um corpo são, puro, equilibrado e em harmonia consigo, com o entorno e com a natureza.
Com carinho,
Bárbara Gazola