Reconectar através da alimentação
Uma vida natural começa na alimentação, em tudo aquilo que ingerimos a cada refeição.
Já dizia Hipócrates, o pai da medicina: Que o teu alimento seja o teu remédio e o que o teu remédio seja o teu alimento.
E a ciência comprova isso mesmo: o alimento natural é o caminho melhor e mais saudável para todas as pessoas. Quanto mais alimento natural comer, melhor será para sua saúde.
Alimentos naturais vêm direto da natureza, não passam por nenhum processo industrial, não são empacotados e são livres de aditivos químicos, conservantes e corantes.
Isso é o que chamo de comida integral, comida de verdade ou alimento in Natura.
Tudo o que vem da natureza, de maneira integral e natural, leva a denominação “plant-based” ou “alimentação à base de plantas”. É uma alimentação totalmente equilibrada e que tem como base, alimentos frescos e não processados.
Em seguida, vou partilhar com você 9 dicas bem simples para que você comece a mudar os seus hábitos hoje mesmo.
1. Alimentos à base de plantas
Adicione alimentos à base de plantas na sua alimentação diária, fazendo com que sejam a maior parte de todas as suas refeições. Isso inclui vegetais, frutas, legumes, leguminosas, sementes, raízes, folhas e grãos integrais.
2. reduzir processados
Reduza ao máximo os produtos industrializados, empacotados, processados, com conservantes e corantes. Prefira o alimento fresco, na maneira mais próxima possível em que foi retirado da natureza.
3. eliminar os açúcares
Elimine o açúcar branco e adoçantes artificiais e faça escolhas melhores como melado, maple syrup, mel ou açúcar de coco. Ainda melhor seria usar frutas como a banana, maça, uvas-passas, coco e tâmaras para adoçar, por exemplo, bolos, tortas, mingau, musse ou qualquer outro doce.
4. substituir o sal
Troque o sal de mesa refinado por sal marinho integral.
5. Beber água
Beba água filtrada – evite água com cloro e flúor e evite água de garrafas de plástico as quais liberam BPA. Pesquisa feita com adolescentes constatou que o bisfenol A (BPA) foi encontrado no organismo de 80% dos jovens e esse componente está relacionado à sérios problemas de saúde.
6. consumir produtos biológicos
Consuma orgânicos/biológicos. Quanto mais optar por alimentos livres de agrotóxicos e pesticidas, melhor para sua saúde. Se não for possível consumir tudo orgânico – seja porque não encontra todos os alimentos ou porque o preço é mais elevado do que os alimentos de cultivo tradicional – tente comprar os alimentos que possuam menor teor de agrotóxicos.
7. mastigar bem
Mastigue cada alimento — até se tornarem levemente líquidos e pastosos. Mastigue pelo ao menos 10 vezes – o ideal seria 20 vezes – em torno de 30 segundos. No início tende a ser um tanto mecânico e esquisito, mas com a prática se tornará um hábito.
8. presença e consciência
Faça da sua refeição uma experiência agradável e sagrada — esteja presente corpo e mente na hora de se alimentar. Curta o cheiro, sabor e textura dos alimentos. Evite assistir T.V., usar smartphones e outras distrações durante as refeições.
9. agradecer
Agradeça pela suas refeições — aprecie sua comida, sinta gratidão por quem cultivou, plantou e colheu esses alimentos e pela oportunidade de estar se alimentando de comidas tão nutritivas, saborosas e saudáveis.
Comece a colocar estas dicas em prática hoje mesmo e perceba a diferença na sua vida.
Depois me conta nos comentários, vou amar saber!
Com carinho,
Bárbara Gazola