Alimentação Consciente: Um Caminho para o Equilíbrio Interior e Exterior
Tudo começou no Natal de 2009
Eu estava muito interessada por Yoga, então meu namorado (agora meu marido), me deu de presente um tapete de Yoga, um dvd de Yoga e um livro de Yoga. Só que contrariamente ao que eu imaginava na altura, esse livro não falava apenas sobre posturas de Yoga, ia mais a fundo, trazendo também conceitos relacionados à alimentação.
Foi quando minha vida toda começou a mudar.
Além de introduzir o yoga na minha vida, mudei todos os meus hábitos alimentares. Eu não fazia ideia da dimensão de onde essas mudanças alimentares iriam me levar.
Vivenciando e percebendo na prática – o que depois vim a estudar através da ciência – hoje sei o quanto a alimentação pode alterar o estado de consciência de uma pessoa.
Sou uma pessoa altamente sensível, entretanto minha alimentação inadequada e alguns hábitos de vida maléficos desequilibravam minha sensibilidade.
Quando me tornei vegetariana não tinha conhecimento do que era uma alimentação saudável, apenas deixei de comer todos os tipos de carne. Com essa mudança eu já pude perceber que minha consciência se modificou.
Me sentia mais leve física e energeticamente. Minha presença ficou mais sutil, minhas atitudes mais calmas e harmónicas e minhas respostas mais ponderadas. A ansiedade foi baixando, a agressividade diminuiu, a paciência foi ganhando o lugar da impaciência. Me sentia mais conectada e centrada e de um modo inexplicado, me sentia mais purificada.
Além disso, que já era muito, meu olfato e audição ficaram surpreendentemente aguçados, ao ponto de me incomodar com o barulho que vinha da rua e do trânsito, antes tão comum para mim, esse ruído começou a provocar dor nos meus ouvidos! Sentia aromas à metros de distância, cheiro de perfume, cigarro, lixo e tantos outros. Comecei a perceber coisas que antes nunca havia refletido sobre.
Às vezes parecia que eu havia me transformado em outra pessoa, que havia recebido algo que eu não fazia ideia de onde tinha vindo.
A sensação era de que eu havia me conectado com outro plano.
Eu nunca havia aprendido sobre sustentabilidade, reciclagem, consumo consciente, nem sobre o impacto das minhas ações e escolhas na minha vida, na vida de outras pessoas e na vida do Planeta Terra. Aos poucos, e naturalmente, esse estado de consciência do todo e da conexão entre tudo e todos veio surgindo na minha vida e também passei a fazer modificações nessas áreas, no meu tempo.
Diante dessa mudança alimentar e expansão da consciência, tantas maravilhas começaram a aparecer no meu caminho: pessoas, livros, terapias, práticas, vivências, conhecimentos e informações. Me aprofundei no Yoga e me formei como instrutora.
Passei a devorar textos, livros, vídeos e documentários na área de saúde, alimentação saudável, auto-conhecimento, vida consciente, gestação, parto humanizado e maternidade consciente. E, assim, comecei a descobrir o Universo da alimentação e vida natural. Foi quando em meio a tanta sincronicidade, conheci o Institute of Integrative Nutrition, aonde anos mais tarde fiz a formação em Integrative Nutrition Health Coach.
Mudar a nossa alimentação não tem de ser um bicho de sete cabeças, pode ser algo simples, um passo de cada vez, usando a sua intuição para fazer escolhas alimentares e criar suas refeições, tal como explico no ebook
Cozinhar de forma consciente é simples.
Um Universo tem se apresentado à minha frente desde aquela primeira decisão, em 2009. Tenho aprendido a me respeitar, a me amar e quando desenvolvemos esse respeito e amor por nós mesmos, naturalmente respeitamos e amamos o outro, tanto pessoas como animais. E consequentemente nos damos conta do quanto nossas escolhas e atitudes impactam nosso Planeta, negativa ou positivamente.
O mundo em que vivemos hoje nada mais é do que o reflexo do que a maioria das pessoas tem feito por aqui:
atitudes que escolhem ter, a maneira que consomem, a maneira que se relacionam com as outras pessoas, a relação que nutrem com a comida, com o entorno, as escolhas e vivências da gestação, do parto; a comida que oferecem para os filhos e a maneira que escolhem criar, educar e formar esses filhos, tudo isso e nada além disso definem o que estamos vivendo hoje, no Planeta Terra.
Tão simples e ao mesmo tempo tão complexo e tão sério.
E começa sabe como?
Quando você se abre para experimentar, para receber o novo e aceitar o que vier. E uma das formas mais simples de começar é começar em sua casa, no seu lar, com sua família, fazendo escolhas conscientes, cozinhando de forma natural e intuitiva, respeitando seu corpo e sua saúde.
Se precisar de uma motivação extra, pode fazer o nosso treinamento gratuito:
Onde te explico o passo-a-passo, de forma prática, para você começar a cozinhar refeições veganas e deliciosas de forma consciente e saudável.
E para complementar, tem o ebook Culinária Intuitiva, um guia prático para transformar a sua alimentação.
Se quiser complementar esse artigo, pode assistir ao vídeo – Despertar da Consciência através da Alimentação – no meu canal do YouTube.
Como sempre, muito obrigada por ter lido esse artigo até ao final.
Com carinho,
Bárbara Gazola